Sobre a Mantiqueira
- Fonte: Wikipedia
- 29 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Estendendo-se por três estados do Brasil (Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro), a Serra da Mantiqueira tem formação geológica datada da era arqueana, compreendendo um maciço rochoso de grande área de terras altas, entre 1.000m e 3.000m de altitude, ao longo das divisas dos estados.
A serra abriga diversas unidades de conservação, como a Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira (dividida entre os três estados), o Parque Nacional de Itatiaia (dividido entre Minas Gerais e Rio de Janeiro), os Parques Estaduais da Serra do Brigadeiro e da Serra do Papagaio (Minas Gerais) e de Campos do Jordão (São Paulo).

Localização e extensão
O maciço da serra da Mantiqueira possui aproximadamente 500 km de extensão e se inicia próximo à cidade paulista de Bragança Paulista, seguindo daí para o leste, delineando as divisas dos três estados até a região do Parque Nacional de Itatiaia, onde adentra por Minas Gerais até a cidade de Barbacena. A partir daí, uma continuação pode ser considerada, pois a serra desvia para o norte até a serra do Brigadeiro, no leste de Minas, chegando a aproximar-se do Parque Nacional do Caparaó.
Clima
Devido à altitude, o inverno na serra da Mantiqueira tem temperaturas bem baixas, com ocorrência de névoa no começo da manhã e geadas frequentes, dando à paisagem a aparência das regiões de clima frio. É comum os termômetros registrarem temperaturas que chegam perto de 0°C ou menos, sendo que a menor temperatura registrada numa cidade da serra foi de -7,3°C em Campos do Jordão/SP , em 1979.
As geadas são comuns nas cidades da região, enquanto nos picos mais elevados existem até mesmo registros de precipitação de neve.
Ecossistema
A serra da Mantiqueira integra o ecossistema da mata Atlântica e mata de Araucárias, apresentando manchas remanescentes dessas matas, bem como campos de altitude em seus picos mais elevados. Aliado a isto, uma vasta fauna nativa ainda pode ser encontrada, como veado campeiro, lobo-guará, onça parda, cachorro-vinagre, jaguatirica, paca, bugio, macaco-sauá, mono, tucano, esquilo e ouriço-caixeiro, além da raça canina pastor-da-mantiqueira, que surgiu nos arredores da serra.
Commenti