top of page

Revista PARADEIROS MANTIQUEIRA OnLine

Pq. Est. do Ibitipoca

  • Foto do escritor: Mauricio Brasilli
    Mauricio Brasilli
  • 11 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Relógio de sol com o Pico do Pião ao fundo

Eleito o 3.º melhor parque ecológico da América Latina. e criado na década de 70, a Unidade de Conservação protege os altos da Serra do Ibitipoca, um prolongamento da Serra da Mantiqueira, dividindo as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul, entre os municípios de Lima Duarte e Santa Rita de Ibitipoca, na Zona da Mata mineira.

Administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi listado como o 3.º melhor parque da América Latina pelo Traveller´s Choices 2006 do TripAdvisior, 2.º melhor parque do Brasil e uma das mais visitadas unidades de conservação de Minas Gerais.


Biodiversidade

Com vegetação formada, em sua maioria, por campos rupestres, diversas espécies de orquídeas, bromélias e samambaias repousam sobre candeias revestidas de líquens, como as "barbas-de-velho". Na fauna, igualmente rica, encontram-se pequenos primatas, como o sauá, além do lobo guará, a onça parda, o quati e uma grande variedade de aves, insetos e anfíbios, com ocorrência de espécies endêmicas, como a perereca Bokermannohyla feioi ou Hyla Ibitipoca, descoberta recentemente no parque, citada na Lista vermelha das espécies ameaçadas da © IUCN.


Roteiros e atrativos naturais

Os roteiros de visitação do parque encerram cavernas, grutas, mirantes, picos e as cachoeiras formadas pelos Rios do Salto, Vermelho e Monjolinho.

Entre os mais de 30 atrativos, destacam-se o "Pico da Lombada", ponto culminante da região, com 1.784m de altitude e inigualável vista panorâmica de 360º, a "Ponte de Pedra" e as cachoeiras da "Janela do Céu".

A maioria dos atrativos do parque possui sinalização indicativa e pode ser realizada, com segurança, sem o acompanhamento de condutores. Entretanto, os guias cadastrados do parque enriquecem os passeios com as histórias e lendas que permeiam essas regiões.

Visitação e infraestrutura

O parque conta com portaria, estacionamento, Centro de Visitantes, restaurante e área de camping, além de trilhas com sinalização e estruturas para acesso seguro à maioria dos atrativos.

É cobrada taxa de visitação e o número de visitantes é limitado por dia. Consulte na página do parque, no portal do IEF-MG, as informações sobre valores, dias e horários de visitação.

www.ief.mg.gov.br

E-mail: peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br

Telefone: (32) 3281-1101

Fontes:

- Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG)

- © International Union for Conservation of Nature and Natural Resource

Lista vermelha das espécies ameaçadas \ IUCN Red List of Threatened Species \ <www.iucnredlist.org>.

Comments


DESTINOS               

Please reload

Agradecemos seu contato! Sua mensagem será respondida em breve.

TAG CLOUD

Mauricio Brasilli Marketing & Imagem \ Todos os direitos reservados. Textos e imagens protegidos por direitos autorais. www.mauriciobrasilli.com

bottom of page