Tucanuçu
- Wikiaves
- 11 de out. de 2016
- 1 min de leitura
Também conhecido como tucano-toco [Ramphastos toco (Statius Muller, 1776)], é o maior dos tucanos, vivendo em todo o Brasil central e partes da Amazônia. No Cerrado e na Mata Atlântica pode-se encontrar a espécie em maior número, em rápidas visitas a pomares e árvores com frutos.

Local de Observação
Nome: FUNIL Tipo de Local: Área Urbana Isolada Município: Rio Preto/MG Bioma Predominante: Mata Atlântica
Os tucanos são, junto com as araras e papagaios, um dos símbolos mais marcantes das aves do continente sul-americano. Seu colorido, o formato e tamanho do bico chamam a atenção com facilidade, tornando-os inconfundíveis.
Com a característica marcante de possuir enorme bico alaranjado com uma mancha negra na ponta, sua plumagem é negra, destacando-se o papo e o uropígio brancos, além do crisso manchado de vermelho. Destaca-se também a área de pele nua de cor laranja ao redor dos olhos e as pálpebras azuis.
O bico amarelo-alaranjado e de tecido ósseo esponjoso, que mede cerca de 20 centímetros, é duro e cortante, sendo usado como uma pinça para capturar alimento. Apesar do tamanho, é muito leve, devido à estrutura interna, onde existem grandes espaços vazios. O tucano usa-o com grande habilidade, apanhando desde pequenas presas até pedaços de alimentos maiores. Suas bordas são serrilhadas e a força do tucano corresponde ao seu tamanho. Para ingerir o alimento, lança-o para trás e para cima, em direção à garganta, enquanto abre o bico para o alto. Mede 56 centímetros de comprimento e pode pesar 540 gramas.
Citação: BRASILLI, M. (2013). [WA1767842, Ramphastos toco Statius Muller, 1776].
Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <http://www.wikiaves.com/1767842>
コメント